PROCURAR  
Hoje é 15 Dez 2018, 14:00

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]

Criar novo tópico Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 14 Set 2003, 22:45 
Crimson King

Data de registro:
23 Jan 2003, 23:06

Este tópico busca, como o título deixa mais ou menos claro, responder às perguntas mais freqüentes que aparecem aqui no fórum. Espero que ele sirva de ajuda para novatos (ou nem tão novatos).

Tópicos que perguntarem coisas já respondidas neste FAQ serão imediatamente trancados, sem apelação.

A lista não é compreensiva (se eu tiver esquecido algo muito óbvio, por favor, avisem-me por MP), e não está em nenhuma ordem particular. Vamos lá.

1) Vai haver um BG3?

Provavelmente não. Talvez saiam mais jogos com a marca Baldur's Gate, mas eles certamente não serão continuações do BG2.

2) Onde eu posso comprar/baixar os BGs, IWDs, etc.?

Por favor, leia este tópico.

3) Como eu faço pra jogar BG2 multiplayer?

Você precisa ter o número IP da pessoa com quem quer jogar, e criar uma sessão pelo próprio jogo. Mas BG2 não é um bom jogo multiplayer. Prefira o NWN ou os IWD.

4) O que significam todas essas siglas?

BG: Baldur's Gate
TotSC: Tales of the Sword Coast (expansão do BG)
BG2: Baldur's Gate 2
SoA: Shadows of Amn (o BG2 sem expansão)
ToB: Throne of Bhaal (expansão do BG2)
TDD: The Darkest Day (mod não-oficial do BG2)
IWD: Icewind Dale
HoW: Heart of Winter (expansão do IWD)
TotL: Trials of the Luremaster (segunda expansão do IWD)
IWD2: Icewind Dale 2
PS:T: Planescape: Torment
NWN: Neverwinter Nights
SoU: Shadows of Undrentide (expansão do NWN)
HotU: Hordes of the Underdark (expansão do NWN)
KotOR: Knights of the Old Republic

5) Meu personagem não ganha mais experiência! O que eu faço?

O BG2 tem um limite de experiência (xp cap). Para aumentá-lo, é preciso instalar a expansão (ToB). Para removê-lo, pegue o xp cap remover aqui no nosso site ou instale o Ease of Use (para mim a melhor opção). Leia os arquivos readme dos programas para maiores informações.

6) Como eu faço para instalar retratos (portraits) e sons novos no jogo?

Leia o arquivo readme.txt do BG2. É mais ou menos assim:

- Crie duas imagens em formato BMP, uma com 38x60 pixels e outra com 110x170 pixels.
- Nomeie a menor xxxxxxxS.bmp e a maior xxxxxxxL.bmp (coloque um nome no lugar dos x, e o nome precisa ser o mesmo para as duas - por exemplo: faldS.bmp e faldL.bmp).
- Coloque esses arquivos na pasta Portraits.

Sons são mais complicados. Refira-se ao readme.txt.

7) E onde que eu pego retratos?

Há vários sites:

http://www.karwal.dk/portraitportal/

http://www.kirith.com/portrait

http://chosenofmystra.db-forge.com/the_ ... index.html
Esse tá em formato IwD, vai precisar ajustar p/ BG...

http://silverbow.dwec.org/portraits.htm

http://www.tgeweb.com/ironworks/baldurs ... aits.shtml

8) Posso exportar meu personagem do BG2 para o NWN?

Não. Problemas contratuais impediram que isso fosse implementado.

9) O que são "mods"? Onde eu consigo eles? Como instalá-los?

Mods são expansões ou modificações não-oficiais para o BG2. Veja este tópico para uma lista dos mods existentes. Cada mod contém um arquivo de texto (normalmente chamado readme.txt) que explica como instalá-lo.

10) O que é um romance? Com quem posso ter romances?

Romances são conversas mais íntimas que teu personagem pode ter com alguns NPCs do jogo. Homens podem ter romances com Aerie, Jaheira e Viconia. Mulheres com Anomen. Para ter romance, o personagem precisa ser humano, elfo ou meio-elfo (com algumas exceções: Aerie pode ter romance com gnomos, Viconia não pode com elfos mas pode com meio-orcs) e ter um carisma razoável. Você saberá que teu personagem está num romance porque a música de fundo muda, para um tema mais meloso. Alguns mods adicionam novos romances.

11) Tem tradução para o português do BG/BG2?

Há projetos em andamento. O projeto de tradução do BG1 pode ser discutido aqui. O do BG2 pode ser discutido aqui.

12) O que é a Watcher's Keep?

Watcher's Keep é uma masmorra adicionada pelo ToB. A diferença é que ela pode ser acessada também pelo SoA. Você pode ir para Watcher's Keep nos capítulos 2, 3 e 6 do SoA e depois de chegar a Saradush, no ToB. O grau de dificuldade dos monstros que você enfrenta varia com o nível médio do teu grupo.

13) O que é essa história de pantaloons/pantalonas? Para que servem? Como consegui-las?

Aviso: a resposta a esta pergunta é um pequeno spoiler. Não leia se ainda não tiver jogado BG/BG2/ToB.

As pantalonas são uma espécie de brincadeira dos programadores do BG/BG2. São três delas: as pantalonas de ouro (encontradas no BG, no Friendly Arm Inn), as de prata (encontradas no BG2, quando você pede o resgate por Lady Elgea no distrito da Ponte), e as de bronze (encontradas no ToB, quando você manda a equipe de aventureiros buscar um olho de Gauth no covil do Abazigal). Se você levar as três para o ferreiro de Amkethran (no ToB), ele fará para você uma super-armadura e uma super-arma (inspiradas no Fallout).

14) Onde eu pego o manual do jogo? Tem em português?

Os manuais do Baldur's Gate, Baldur's Gate 2 e da expansão Throne of Bhaal podem ser baixados no nosso site, na parte Downloads > Utilitários em sua versão em inglês. Não há tradução dos manuais para o português (até há, mas está escrito em algo passa longe de ser português minimamente compreensível e é portanto ignorado).

15) Tenho uma pergunta que o FAQ não respondeu. O que eu faço?

Antes de qualquer outra coisa, pesquise o fórum (use a opção "pesquisar" no topo da página). Este fórum tem mais de 900 tópicos – é muito provável que sua pergunta já tenha sido respondida. Se por um acaso ela não tiver sido, crie um tópico novo para ela.

Obrigado pela paciência.

Criar novo tópico Este tópico está trancado, você não pode editar mensagens ou enviar respostas.  [ 1 Mensagem ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]