Crusader Kings 2

Discussão de assuntos off-topic.
Silva
Dragão Vermelho

Crusader Kings 2

Mensagem por Silva »

To abrindo esse tópico pra não poluir o do Steam.

_ _ _

Bom, consegui unificar a Irlanda após 3 gerações (justamente com o herdeiro retardado - irônico não?), e acho que aprendi algumas coisas. Mas antes de mais nada, uma musiquinha pra dar o clima.

Bem, vamos lá. Quem vai começar a jogar agora, eu sugiro pegar um nobre de menor rank possível (count) pra tentar ascender até o maior rank (Emperor). Dessa forma dá pra conhecer todas as "camadas" que o jogo tem (o jogo abre interfaces e mecânicas diferentes de acordo com seu rank - ex: um rei pode deliberar a respeito de legislações, enquanto um duque não). O problema é que o jogo não tem um "equilíbrio inato" - ele é um sandbox estratégico histórico - então se você começar com um count historicamente fraco numa região com senhores poderosos ao redor, com certeza será aniquilado (e se não for, vai ser o pato da galera, o que resultará num jogo chato). Até agora o melhor lugar pra se começar dessa forma que encontrei é a Irlanda, que é formada por um punhado de nobres pequenos, então dá pra se virar tranquilo e ter pretensões de unificar tudo e virar rei (como eu fiz). Ah, e recomendo ficar longe do mundo islâmico de início, senão quando as cruzadas começarem você vai estar de cara pro inimigo. (isso se os árabes não convocarem uma jihad antes das cruzadas começarem).

1 - tenha um conselho forte. Tente conseguir conselheiros competentes (stat de 15 pra cima) em todos os 5 assentos (Diplomacia, Guerra, Finanças, Espionagem, Religião). Isso faz uma diferença ENORME no jogo, em todos os aspectos, mas principalmente no diplomático: é através de fabricação de claims que se conquista terras no jogo, então ter um diplomata forte é imperativo. A forma mais fácil de conseguir bons conselheiros é casando suas filhas com eles (o problema disso é que você deixa de fazer casamentos políticos). A segunda forma mais fácil é convidar vassalos que tenham claims em títulos alheios pra sua côrte com o pretexto que vai ajudá-los a conseguir esses claims (isso pode ser considerado cheating, já que eles não ficam insatisfeitos ao ver que, décadas depois, você não mexeu um pauzinho pra tentar ajudá-los). A terceira forma é a mais lenta, mas que pode gerar mais frutos: "engenharia genética", faça casamentos unindo pai e mãe com bons stats e a chance de nascerem filhos mais competentes que os pais é grande. Se tudo der errado, paciência, algumas gerações são perdidas mesmo.

2 - paparique seus vassalos. Quanto mais seu vassalo gostar de você, mais tropas ele irá ceder em tempos de guerra, mais impostos vai pagar, e mais leniente ele será caso vc tenha que fazer manobras desonrosas (assassinatos, revocação de títulos, prisões, etc). Lembre-se que existem várias formas de se agradar vassalos: escolhas certas nos eventos/mini story-arcs que surgirem; dar seus filhos para eles educarem; dar títulos honorários a eles (a não ser Bobo da Côrte, claro XD ), trazê-los pra sua dinastia através de casamentos; realizar seus desejos e ambições; promover festas, caçadas, torneios, etc.

3 - guarde dinheiro. Tenha sempre uma reserva no cofre para, caso alguem tente te atacar, você possa contratar uma companhia mercenária. Essas companhias são uma baita mão na roda, e podem ser a diferença entre um game over e o prosseguimento do jogo. Eu costumo deixar pelo menos 100 créditos de reserva.

4 - entenda a guerra do jogo. Cada tipo de unidade serve para uma fase diferente da batalha e tem um efeito diferente dependendo do terreno. Em geral enfatize arqueiros e infantarias (leve e pesada). Antes de iniciar uma guerra, mande seu Marechal para treinar seus exércitos para ganhar um bônus de recrutamento. Durante a guerra, não deixe o inimigo reunir suas forças - separe e conquiste. Se isso não for possível, destrua-o com tudo que você tiver - é melhor dizimar sua força principal antes de partir para os sítios do que o inverso (senão ele pode resolver evitar você e ir sitiar suas cidades, o que irá prolongar a guerra e gerar mais casualidades de suas guarnições).

5 - planeje sua construção. Em geral é melhor investir primeiro nos seus castelos e depois nas cidades. A lógica disso é simples: nos seus castelos o ganho vem 100% pra você, já nos outros holdings você só ganha uma porcentagem, baseada na lealdade de seus vassalos. Se possível invista primeiro em coisas que dão dinheiro (como castle towns e harbors), e de preferência até o nível 2, pra só então investir em buildings que dão tropas (Barracas, militia training grounds, etc), e construa rápido, já que o retorno desses investimentos é de longo prazo (muitas vezes até depois da morte do atual herdeiro). PORÉM, caso sua vizinhança seja hostil, construa primeiro coisas que dão tropas, pra só depois investir em dinheiro. Afinal, sobrevivência vem antes da grana.

Quem for descobrindo mais coisas, poste aí!
Editado pela última vez por Silva em 21 Fev 2012, 03:41, em um total de 4 vezes.

Lucas
Dragão Vermelho

Re: Crusader Kings 2

Mensagem por Lucas »

Silva e sua habilidade de descrever os jogos de modo a enlouquecer quem não tem a querer jogar.
Lá e de volta outra vez...

Ráneforyon
Teh ruler of the forum
Contato:

Mensagem por Ráneforyon »

Lucas escreveu:Silva e sua habilidade de descrever os jogos de modo a enlouquecer quem não tem a querer jogar.
Exato.

Eu estou tentando resistir a tentação de comprar esse jogo, mas está difícil :P
"I can forge planes with my power! I can unmake you!"

Neal de Guzzon
Mefistófeles, Lorde do Oitavo
Contato:

Mensagem por Neal de Guzzon »

Lucas escreveu:Silva e sua habilidade de descrever os jogos de modo a enlouquecer quem não tem a querer jogar.
Não tinha dado muita bola a este lançamento até agora.... droga...
Imagem

irlanzin
Abishai Vermelho

Mensagem por irlanzin »

Puxando o meu pelo Skid...^^, aew Silva, um Conde francês?, não da não?
"Meus sinceros agradecimentos ao cavaleiro da Triste Figura e que a beleza de Dulcinéia del Toboso seja lembrada nos quatro cantos da Terra."
"Give a man a fish,you feed him for the day,teach a man how to fish and you feed him for a lifetime."-Provérbio chinês.
"If music is the food of love,play on."-William Shakespeare.

Silva
Dragão Vermelho

Mensagem por Silva »

Irlan, não sei como é a França, mas cuidado pois a Inglaterra vem pra cima com tudo se ela se consolidar no início. Um lugar que eu to pensando em começar é a Escócia (seria legal jogar com o William Wallace do Braveheart, mas não deve ter. É mais provável que tenha aquele nobre que ajuda ele, filho do pai leproso - qual o nome dele mesmo ? )

E ow, eu queria saber sua opinião do jogo cara, e como ele se compara com Victoria 2. Eu cheguei a pegar o Vic2 daquela vez mas achei complexo pra caralho. Mas agora to até pensando em comprar ele pelo steam. (aliás, a ultima expansão - A House Divided - vale a pena comprar ? )

Lucas
Dragão Vermelho

Mensagem por Lucas »

Silva escreveu:Irlan, não sei como é a França, mas cuidado pois a Inglaterra vem pra cima com tudo se ela se consolidar no início. Um lugar que eu to pensando em começar é a Escócia (seria legal jogar com o William Wallace do Braveheart, mas não deve ter. É mais provável que tenha aquele nobre que ajuda ele, filho do pai leproso - qual o nome dele mesmo ? )

Robert The Bruce
Lá e de volta outra vez...

irlanzin
Abishai Vermelho

Mensagem por irlanzin »

Deu um erro aqui de missing Dll, não importando de qual uploader eu pegasse, acho que o jeito é comprar original... :roll:
"Meus sinceros agradecimentos ao cavaleiro da Triste Figura e que a beleza de Dulcinéia del Toboso seja lembrada nos quatro cantos da Terra."
"Give a man a fish,you feed him for the day,teach a man how to fish and you feed him for a lifetime."-Provérbio chinês.
"If music is the food of love,play on."-William Shakespeare.

Silva
Dragão Vermelho

Mensagem por Silva »

estranho, eu tinha pegado a versão Skid antes de comprar e tinha rodad na boa. Tem certeza que leu os comentários da galera no site que pegou o torrent?

P.S: bah, acabei comprando Vic2 e a expansão A House Divided. xD
Robert The Bruce
Isso! isso! :D

Ráneforyon
Teh ruler of the forum
Contato:

Mensagem por Ráneforyon »

Silva escreveu:P.S: bah, acabei comprando Vic2 e a expansão A House Divided. xD
Eu peguei numa promoção a tempos atrás, mas nunca joguei. Se você experimentar, conta ai como é :P
"I can forge planes with my power! I can unmake you!"

Silva
Dragão Vermelho

Mensagem por Silva »

Deixa comigo, Rane. O problema do Vic é que é complicado pra dedéu, tem que estudar pra conseguir jogar. :P

Silva
Dragão Vermelho

Mensagem por Silva »

Saiu o review do Rockpapershotgun.

(mas recomendo esse aqui :mrgreen: )

=-Renato-=
Chefe Troll
Contato:

Mensagem por =-Renato-= »

Estou ficando tentado a jogar esse jogo...

Mas gostaria de saber quanto tempo se gasta para ficar razoavelmente bom nesse jogo e começar a se divertir mesmo.

E outra coisa. Vi que saiu um jogo de The Game of Thrones. Será que é interessante e segue a mesma idéia do livro, de golpes, artimanhas, politicagens e traição?

Seria um concorrente interessante para esse crusader kings se for bem feito.
OI!

Stephan
Contato:

Mensagem por Stephan »

=-Renato-= escreveu:Estou ficando tentado a jogar esse jogo...

Mas gostaria de saber quanto tempo se gasta para ficar razoavelmente bom nesse jogo e começar a se divertir mesmo.

E outra coisa. Vi que saiu um jogo de The Game of Thrones. Será que é interessante e segue a mesma idéia do livro, de golpes, artimanhas, politicagens e traição?

Seria um concorrente interessante para esse crusader kings se for bem feito.
GoT: Genesis? Foi taxado de medíocre. Boas ideias, péssima execução.

E Silva, Rane, rodou aqui. O jogo é irado. Muito, muito chato de ter que aprender tudo na marra enquanto as coisas acontecem (depois de 4 dias de jogo que fui descobrir como se escolhe ambition), mas quando tu pega o jeito, não consegue mais largar.
"O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros."

"A única maneira de não cometer nenhum erro é não fazer nada. Este, no entanto, é certamente um dos maiores erros que se poderia cometer em toda uma existência."

"Não são as más ervas que sufocam o grão. É a negligência do cultivador."

- Confúcio

=-Renato-=
Chefe Troll
Contato:

Stephan escreveu: GoT: Genesis? Foi taxado de medíocre. Boas ideias, péssima execução.
E agora Crusader Kings II não tem competidor direto. Vou ter jogar ele mesmo.

E a lista de jogos aumenta.

Acho que deviam proibir posts com steam, gog, nuuvem por uns 3 meses para o bem das pessoas desse fórum
OI!

Silva
Dragão Vermelho

Mensagem por Silva »

Po, desisto de Vitoria 2 por hora. Complicado demais. Quando o Irlanzin me der umas dicas pra iniciante eu jogo de novo.
Stephan escreveu:E Silva, Rane, rodou aqui. O jogo é irado. Muito, muito chato de ter que aprender tudo na marra enquanto as coisas acontecem (depois de 4 dias de jogo que fui descobrir como se escolhe ambition), mas quando tu pega o jeito, não consegue mais largar.
Eu falei porra! XD Tá jogando com quem ?
Renato escreveu:E agora Crusader Kings II não tem competidor direto. Vou ter jogar ele mesmo.
Renato, recomendo não se aproximar do jogo com uma mentalidade de Total Wars, Age of Empires ou Starcrafts, senão é decepção certa. Tenta se aproximar dele com o "copo vazio". Ele tem uma learning curve um pouquinho alta, mas que vale a pena ser superada se você gosta de roleplaying em sua forma mais essencial - assumir um papél e tomar decisões relevantes a esse, e ver essas decisões mudarem o rumo do jogo e produzirem consequencias plausíveis no cenário ao redor, criando uma ilusão de viver um alter-ego bacana.

P.S¹: parei de jogar. Fiquei madrugando 3 dias direto e quase fiquei desnutrido. Vou dar um tempo aqui senão já viu né.

P.S²: e o mod Game of Thrones já está em produção. :twisted: :twisted: :twisted:

Stephan
Contato:

Mensagem por Stephan »

Silva escreveu:Po, desisto de Vitoria 2 por hora. Complicado demais. Quando o Irlanzin me der umas dicas pra iniciante eu jogo de novo.
Stephan escreveu:E Silva, Rane, rodou aqui. O jogo é irado. Muito, muito chato de ter que aprender tudo na marra enquanto as coisas acontecem (depois de 4 dias de jogo que fui descobrir como se escolhe ambition), mas quando tu pega o jeito, não consegue mais largar.
Eu falei porra! XD Tá jogando com quem ?
Comecei com a Escócia. Rei Malcom III. Bundão pra cacete, tive que adquirir o respeito especialmente do meu Marechal. Pelo menos criei dois filhos fodões. Rei morreu aos 45 anos, depois de chutar a bunda de um revoltado de Moray. Bani ele e fiquei como tirano, mas pelo menos o Malcom III morreu logo e passou pro meu primogênito. Tive que correr pra agradar meu irmão mais novo (23 de Diplomacy!!!!), que é o Counselor, não planejar um golpe de estado com metade da Escócia contra mim.

A merda é que esse novo rei queria ser Exalted, mas chegou em 700 de Prestige e desistiu. Agora esse miserável é conhecido como Drunkard e não pode nem caçar (uma das melhores e mais baratas formas de conseguir prestige).

Mas tá muito irado, plmdds.

Pra evitar um golpe de estado, atendi o pedido de um aliado e fui até a Escandinávia atacar um cara lá. Tirei todos os Levies do meu país (especialmente do meu irmão) e tô lá na batalha. Só que o miserável do Papa chamou uma cruzada bem agora.

Bastard.
"O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros."

"A única maneira de não cometer nenhum erro é não fazer nada. Este, no entanto, é certamente um dos maiores erros que se poderia cometer em toda uma existência."

- Confúcio

=-Renato-=
Chefe Troll
Contato:

Eu ainda estou dando uma olhada nos tutoriais... esse fds acabou a luz pra caramba aqui em casa e não consegui jogar muito.

Mas parece ser bem complexo mesmo o jogo. faz tempo que não pego um jogo assim por causa do trabalho. Mas vou mergulhar nele
OI!

Silva
Dragão Vermelho

Mensagem por Silva »

Renato, começar com um conde é uma boa forma de conhecer o jogo, pois suas opções são mais simples (e não tenha medo de acelerar o tempo no máximo quando não tiver nada pra fazer). Alternativamente, um duke também é uma boa opção. Mas começar como rei eu não recomendo bicho, é complicado e você pode ter muita dor de cabeça pra manter seus vassalos (e herdeiros) na linha. E repito: Irlanda é o melhor lugar pra se começar por baixo que encontrei.
Agora esse miserável é conhecido como Drunkard e não pode nem caçar (uma das melhores e mais baratas formas de conseguir prestige).
Ué, não dá pra promover caçadas se for drunkard ? como assim? (é medo de morrer igual ao Robert Baratheon ? )

E a caçada dá prestígio mesmo? Eu sei que a "summer fair" te dá a possibilidade de subir atributos permanentemente, e o torneio melhora muito sua relação com os participantes (+25 pro campeão; +20 pro 2º lugar; +15 pro 3º lugar, e +10 pra todos os outros participantes).

Stephan
Contato:

Mensagem por Stephan »

Silva escreveu:
Agora esse miserável é conhecido como Drunkard e não pode nem caçar (uma das melhores e mais baratas formas de conseguir prestige).
Ué, não dá pra promover caçadas se for drunkard ? como assim? (é medo de morrer igual ao Robert Baratheon ? )

E a caçada dá prestígio mesmo? Eu sei que a "summer fair" te dá a possibilidade de subir atributos permanentemente, e o torneio melhora muito sua relação com os participantes (+25 pro campeão; +20 pro 2º lugar; +15 pro 3º lugar, e +10 pra todos os outros participantes).
Não, pelo visto Drunkard marca como uma deficiência física (a única negação que eu tinha pra poder caçar com esse meu rei, e ele não tinha nenhuma outra deficiência). Caçada não dá muuuito prestígio, mas é baratíssima e ótima pra ganhar respeito com os filhos ou o Marechal, no caso.

E tem menos chance (pelo que eu vi) de dar merda como num banquete (porra, meu Marechal com 19 de Military ficou Maimed por causa de uma briga durante meu último banquete =/). Agora, me decepcionei foi com o Torneio. Começou e não teve nenhum evento que eu tivesse de escolher...

- Confúcio

Responder