Desenvolvimento de jogos

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Night
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Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Night » 20 Mai 2019, 11:20

Finalmente resolvi entrar na área de criação de games trabalhando sozinho, com apoio moral da minha esposa, e estava desenvolvendo dois jogos (multiplataforma, a principio para publicar o steam e no googleplay para android, caso eu consiga, obviamente.

Um jogo se tratava de um jogo de defesa de torres padrão e outro de puzzle simples, apenas para ir aprendendo a arte da programação, de uso de uma engine (a que mais me adaptei e estou usando é o unity e o C#). Os próximos projetos ganhariam em complexidade em um crescente.

Como a situação financeira apertou comecei a dirigir para aplicativos (uber e 99) para ganhar uma graninha extra para pagar as contas (esposa, dois filhos, tava bem difícil). Pretendo fazer isso até julho onde termina um empréstimo que fiz dois anos atrás e aí sim poder voltar e completar esses dois jogos.

Os jogos já estão funcionais e faltam alguns detalhes (polimentos) para poder ser finalizados.

Assim que tiverem prontos eu postarei aqui os links e nomes para quem ainda frequentar o fórum possa vir a conhecer e dar uma força com acessos...

Eu sou bem realista e sei que a chance de conseguir progredir nessa ramo de negócio são bem difíceis mas agora com apoio da família pretendo continuar nesse caminho. Vai ser um trabalho e caminhos árduos.

E em uma improvável e muito difícil hipótese de tudo der certo, nem que seja em 1, 5 , 10 anos ou mais e eu consiga me estabilizar na área de criação de games, eu chamarei para trabalhar comigo pagando bons salários para todos aqui do fórum que tiverem essa vontade de trabalhar com criação de jogos, design, programação, ou qualquer outra área dentro da área de criação de jogos...

Só queria deixar esse recado, volto com mais notícias por volta de agosto, que é quando pretendo lançar o primeiro jogo o de puzzle, que é o jogo mais perto de ser finalizado.

Abraços.
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Ráneforyon » 20 Mai 2019, 20:26

Opa, posta ai que a gente testa ;)
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urick
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por urick » 23 Mai 2019, 14:17

Meu sonho é essa área também, parça. Eu uso o GM (game maker) há uns 11 anos e desde esse período tempo criar um RPG q documentei e até hoje não terminei hehehe.
Vc tá certo em começar fazendo jogo pequeno pq sozinho e com a necessidade do dia a dia é praticamente impossível fazer um jogo grande e complexo. Fazendo jogos curtos vc passa por todo o processo o que deixa o próximo mais fácil, além de criar uma biblioteca de códigos pra vc usar. Só toma cuidado para não virar uma Bethesda reaproveitando pra sempre seus códigos sem update kkkkkk.

No momento eu to passando por um processo seletivo pra trabalhar como artista de jogos aqui em BH e espero muito conseguir depois de passar esses últimos 2 anos sem trampo. Boa sorte pra nós.

Entre em fóruns de developers. Isso ajuda demais! Os indies se ajudam muito em todos os processos dos projetos pelos foruns. Eu aconselho tanto os foruns brazucas quantos gringos. Geralmente todos eles tem competições pra desenvolvimento de jogos curtos.

Aguardando seu link. :mrgreen:

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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Night » 27 Mai 2019, 08:30

Entre em fóruns de developers. Isso ajuda demais! Os indies se ajudam muito em todos os processos dos projetos pelos foruns. Eu aconselho tanto os foruns brazucas quantos gringos. Geralmente todos eles tem competições pra desenvolvimento de jogos curtos.
Participo de alguns, principalmente no reddit, tanto da engine unity, que me ajuda em dúvidas, hoje em dia é muito mais fácil programar que antigamente, o google resolve quase tudo, quanto em dicas indies para criar e lançar os jogos.
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Neal de Guzzon » 27 Mai 2019, 13:23

@Night,

Quando tiver os jogos coloca aqui, se precisar de beta testers é só avisar
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Dracobane » 28 Jun 2019, 13:32

Neal de Guzzon escreveu:@Night,
Quando tiver os jogos coloca aqui, se precisar de beta testers é só avisar
É isso aí, acompanhei alguns cursos de games mas ainda não consegui colocar em prática, minha rotina tá bagunçada mas tenho muito interesse nesse assunto!

ps.: Nossa, faz 12 anos ou mais que conheci esse fórum e aqui estamos novamente! =)
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Silva » 16 Ago 2019, 09:41

Legal, Night. Boa sorte na empreitada!

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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Calavera » 21 Ago 2019, 21:34

Boa Night, no que precisar de ajuda é só falar (não manjo de programação, mas se quiser colaboração para teste ou mesmo para roteiro manda PM)
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Night » 31 Ago 2019, 20:39

Então, atualizando os status.

Fiquei esses últimos dois meses sem computador. O meu deu problema e não consegui até hoje recuperar o que tinha feito.
Essa semana peguei outro computador e resolvi começar tudo novamente.

No momento comecei ( e recomecei) 3 projetos no Unity.

Projeto 1 - Puzzle

O primeiro estou fazendo sozinho com base no que já aprendi. É um puzzle onde um personagem tem que escapar de salas compostas por quadrados e para abrir a porta da sala tem que pisar em todos os quadrados (não pode passar duas vezes pelo mesmo quadrado nem deixar quadrado sem ser pisado)
Um jogo bem simples só pra ver se consigo fazer algo sozinho.

Segue uma screen de uma das fases:

Imagem

Situação atual do projeto:

17 fases feitas.
Tela de Menu Inicial feita.
Gostaria de fazer uma tela de escolha de personagens pra aprender como se faz isso pra futuros jogos.
Gostaria que o jogo tivesse 25 fases.
As próximas fases gostaria de adicionar as seguintes mecânicas:
- Teleporte. Ao entrar em um quadrado específico com o símbolo de teleporte o player vai pra outro lugar da sala. Acho que essa implementação será fácil.
- Movimentação Obrigatória. Ao entrar em um quadrado específico com setas o personagem se move obrigartoriamente em direção aos quadrados com setas até o último quadrado com seta da sequência. Acho que a implementação dessa mecânica será mais complicada.

E depois disso fazer alguns polimentos e acho que teria um produto jogável dentr de um mês, no máximo dois.

Projeto 2 - Defesa de torres

Estou vendo o seguinte tutorial na internet:

https://www.youtube.com/watch?v=beuoNuK2tbk

Já tinha feito esse tutorial.
Estou revendo o tutorial para fazer as coisas do meu jeito.

- Além das torres que são mostradas no tutorial já fiz as seguintes torres:
- Torre congelante - acerta em área e congela em quem acertar por alguns segundos. OK
- Torre que envenena - Causa dano por certo tempo. OK
- Torre que paralisa. Faz o inimigo ficar parado (stun) por 1 segundo quando é acertado. OK
- Metralhadora .50. Causa tiros rápidos. OK
- Torre de mísseis: Atira vários mísseis ao mesmo tempo em vários inimigos. Consegui fazer atirar vários mísseis ao mesmo tempo, mas ainda no mesmo alvo, ainda não consegui fazer em diferentes alvos.
- Míssel atômico: atira perfazendo o caminho uma parábola. Consegui fazer o movimento da parábola, mas não funciona direito. Maioria das vezes o míssel voa para o alto e além e não desce mais.
- Torres de buff de velocidade de tiro e dano. Consegui fazer dar o bônus. Mas não consegui fazer funcionar direito. Os buffs se somam se botar mais de uma ou não saem quando a torre é vendida.

Próximos passos:

- Corrigir as torres problemáticas.
- Fazer desenhos das torres em 3D no blender para poder usar pois estou usando torres pegas na internet.
Alterar a cor do mapa e da estrada.

Segue uma screen:

Imagem

Projeto 3 - Turned-based strategy - Jogo tipo final fantasy tatics

Esse apenas comecei a fazer o tutorial abaixo, ainda não fiz muita coisa.

https://www.youtube.com/watch?v=cX_KrK8RQ2o&t=931s

Segue uma screen do que fiz até agora:

Imagem
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Night » 31 Ago 2019, 21:33

Então, toda ajuda será bem vinda.
Quando eu tiver algo jogável eu posto aqui para vocês testarem.

No momento as minhas maiores dificuldades é com a interface gráfica, chamada no unity de UI, a colocação na tela do botão de pause, e outros elementos que não fazem parte do jogo.
Os que eu fiz até agora acho todos horrorosos. Se alguém tiver dicas será sempre bem vindo. Ainda não tive tempo de procurar dicas desse assunto. No momento estou tentando aprender C+, unity e desenhar 3d no blender. O que prar mim já ocupa quase todo meu tempo, além dos meus filhos.

Em relação a história e tal, no momento os jogos que estou fazendo são simples. Mas nos próximos com certeza precisarei de ajudas e discutirei aqui com o pessoal.

Talvez o jogo de duelos por turno, terceiro projeto, tenha uma história de fundo um pouco mais elaborada. Mas ainda não pensei nisso. O foco ainda é os duelos em si.

Pretendo postar uma vez por semana atualizações do andamento.

*Respirando fundo e seguindo adiante.
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Neal de Guzzon » 02 Set 2019, 15:26

Muito bom Night.
Achei os conceitos bem legais, principalmente o tower defense. Ajustando um pouco o visual dá para pensar em colocar um beta em teste.
Imagem

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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Night » 14 Set 2019, 18:23

Pretendo em duas semanas no máximo ter um alfa para disponibilizar aqui pra vcs testarem...
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Dracobane » 24 Set 2019, 12:31

Show hein Night, parabéns! Aguardando para ser beta tester dos jogos! :D

Não tem relação com jogos mas tem com organização de tempo, ontem estava lendo um texto de um programador que tirou 5 certificações de programação em 1 ano, cuidando da casa, filhos e tendo tempo para família e amigos (e jogando RPG, Magic).
Ele até disponibilizou o rascunho da primeira organização do tempo para cada coisa em cada dia da semana, achei 10! Nada que qualquer pessoa não possa fazer mas visualizar que outras pessoas fazem da mesma forma e dá certo nos incentiva a organizar nosso tempo e fazer o melhor por nós para atingirmos nossos objetivos!

Link: https://medium.com/free-code-camp/how-i ... 902ee291ab
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Night » 25 Set 2019, 10:20

Interessante esse link. Valeu por compartilhar. É sempre bom ler coisas assim.

Eu faço algo parecido, não tão fechado nem formal quanto esse cara que tem agendado tudo em horários específicos. Mas toda a semana eu coloco mais ou menos assim o meu planejamento.
Exemplo
Segunda-feira:
.
.
.
Quinta-feira:
Por 2 horas a noite trabalhar para resolver o bug da torre de bônus de dano que não funciona quando a torre é vendida e depois posta no mesmo lugar.
Sexta-feira:
Fazer aula de blender de algum vídeo no youtube por 1 hora.
Tentar resolver a movimentação dos npcs inimigos no jogo de estratégia.
Sábado:
2 horas - Trabalhar nos testes nos valores de dano das torres prontas e vidas dos inimigos por ondas e testar.
Domingo:
Voltar a tentar resolver a questão do tiro em parábola do lançador de míssil atômico.
Pesquisar dicas e trabalhar de criação do menu inicial

Aí chega segunda de manhã faço novamente a programação da próxima semana.

Nem sempre consigo fazer o que escrevi, pois as vezes tem assuntos familiares que tomam tempo, filho entrando na adolescência, filha bebê e esposa precisam da gente também. Mas na maioria das vezes como não exagero no tempo que coloco para fazer essas atividades consigo fazer do boa. Tem vezes que faço até um pouco mais que o planejado.

Andamento dos projetos:

O jogo de defesa de torres está até que num ponto bem adiantado. Tem dois modos, um que seria vencer 30 ondas (a principio seria 30) de 50 inimigos, sendo que na onda 10, 20 e 30 viria um boss. Nesse modo o nível de dificuldade "muito fácil" já está testado e pronto, falta os outros níveis de dificuldades. E o outro modo seria o de sobreviver o maior tempo possível vindo inimigos constantemente que vão ficando mais fortes de tempos em tempos. Esse modo ainda não fiz. Mas já sei como fazer, pois em dos tutoriais que fiz de TD no youtube esse era o modo que o tutorial seguia e eu mudei no meu projeto, agora achei que seria interessante ter essa opção de jogar também.

Pretendo fazer isso essa semana, pelo menos mais dois níveis de dificuldade (fácil e normal) e o modo de sobrevivência para disponibilizar uma versão para vocês testarem e apontarem críticas, sugestões, idéias, bugs...

Abraços
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Night » 16 Out 2019, 21:51

Atualizando (dia 16/10/2019)
Apareceu uns problemas de última hora que ainda não deixou eu fazer uma versão beta jogável.
Estou procurando a solução na internet mas ainda não consegui encontrar uma solução que funcione corretamente.

Provavelmente deve ser algo de fácil solução (se eu soubesse um pouco mais de programação) mas já estou descabelado ao tentar achar uma solução. Já faz mais de dez dias.

Mas continuo na luta, uma hora vou conseguir fazer funcionar essa parte do jogo.
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Dracobane » 22 Out 2019, 20:15

Night, você acha que é problema de programação? Eu não sou C# mas entendo de Java e algumas outras, são semelhantes, o que você quer fazer e qual lógica está usando?
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Night » 04 Nov 2019, 17:58

Estou afastado um pouco devido ter visitas em casa e minha rotina está uma bagunça. Consegui um tempo para dar uma atualizada nos jogos que estou fazendo:

Jogo de defesa de torres: Até no máximo sábado libero uma versão 'beta' para galera testar.

Jogo de puzzle: Até no máximo final do mês libero uma versão 'beta' para galera testar.

No momento só tenho trabalhado nesses dois projetos.
Night, você acha que é problema de programação? Eu não sou C# mas entendo de Java e algumas outras, são semelhantes, o que você quer fazer e qual lógica está usando?
Estou usando C#. Aqueles problemas que eu tava tendo eu já resolvi todos. Mas sempre aparece coisas novas. Quando liberar o jogo para galera vou falar o que já fiz e o que falta (em termos de programação). E também estará faltando a parte de interface gráfica, desenhos, etc.
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Night » 06 Nov 2019, 11:18

É muito dinâmica essa parte de desenvolvimento de jogos. Pensei que já estaria tudo pronto, fui exportar o meu projeto para um executável, fui testar o jogo em meu notebook e pá, tudo desconfigurado a tela. Fui procurar a respeito e o tamanho e configuração da tela, posicionamento dos ícones tudo varia de computador para computador, de acordo com a resolução da tela, de celular para celular.

Então para se conseguir um jogo adaptável para os diferentes tamanho de tela terei que resolver tudo via script. Acho que vai mais alguns dias/semanas para dar conta, mas o negócio é manter o foco. Vamos que vamos.
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Dracobane » 07 Nov 2019, 16:02

Aprender na raça é isso mesmo, leva mais tempo. É muito detalhe para quem está iniciando, principalmente a forma com que a gente vai aprendendo pq tem passos que logo de cara era bom ficar sabendo e nem sempre o curso/tutorial que seguimos lembram de dar essas dicas.

\o/ estamos na torcida !
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Re: Desenvolvimento de jogos

Mensagem por Night » 19 Nov 2019, 12:15

Fala galera.

Demorou, mas finalmente saiu. Uma versão beta jogável do jogo de defesa de torres. Ainda falta muitas coisas, mas está num caminho. Vamos ver o que vocês acham.

O download pode ser feito em:

https://www.4shared.com/file/SmBrXDCyiq ... Setup.html

Críticas, sugestões, ideias ou outras observações serão super bem vindo. Caso achem algum bug, erro ou falha peço por favor tbm para me informarem.

Alguns detalhes dessa versão beta:

- O som no meu PC não funciona. Já tentei de tudo, devo resolver agora final de ano trocando a placa mãe. Dessa forma não pude configurar os efeitos sonoros do jogo e dessa forma peço que levem isso em consideração. Na próxima versão, não sei se um beta 2 ou a definitiva o jogo terá efeitos sonoros. Um jogo de defesa de torre por si só já é monótono, principalmente para quem não gosta muito desse estilo de jogo, imagina sem som.

- Tem 3 torres que ainda não funcionam.

- OS desenhos das torres foram todas baixadas e adaptadas por mim do tutorial que fiz do youtube. Não tenho direito a elas. Estou fazendo paralelamente tutorias do blender para desenhar as minhas próprias torres. Também peguei alguns modelos free no site de assets do unity que tem boas opções para servir como modelo.

Quais são os meus próximos passos daqui para frente:

- Dar um tempo de umas duas semanas sem trabalhar no jogo de defesa de torres e focar em terminar a versão beta do jogo de quebra cabeça que falta pouco.

- Depois de terminar essa outra versão beta e disponibilizar para vocês testarem focar em estudar o blender para fazer as versões definitivas dos sprites e modelos 3d desses dois jogos para tentar criar além das versões de pc que pretendo disponibilizar na steam quanto a versão para android para disponibilizar na google play.

- E a partir daí os meus dois próximos projetos (me acostumei em trabalhar em dois projetos ao mesmo tempo, pois quando travo por dias em um problema em um projeto fico trabalhando em outro para arejar a cabeça, o que tem funcionado para mim) serão um jogo de plataforma2d um pouco diferente do tradicional que darei detalhes em breve e um jogo de tiro 3d survival onde um player (estilo cartoon) fica numa sala e fica aparecendo diversos inimigos tentando acertar o player que tem que sobreviver esses inimigos. Nesse jogo tentarei aprender a criar um modo multiplayer. Mais detalhes também em breve.

O modo de rpg/estratégia estilo final fantasy tatics que falei no início desse tópico que eu estava trabalhando nele está em stand by por enquanto pois esse jogo ainda é complexo para o conhecimento que possuo atualmente.

Qualquer coisa avisem aí que sempre entro no fórum, principalmente nos dias de semana.

Abraços

P.S: O instalador do jogo utilzei um programa gratuito. E para hospedar o jogo utilizei um desses padrão aí da internet. Espero que funcione tudo direitinho.

P.S2: Deixarei disponível lá por um mês e depois devo tirar para não correr o risco de cair na mão de alguém que por aleatoriedade baixe esse arquivo e hackeie o código fonte do jogo e roube minha ideia (chance quase zero de alguém se interessar pelas minhas ideias que devem ser ruins, mas o seguro morreu de velho).
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